Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Defesa Prévia de Multa de Trânsito

Conheça o procedimento na prática

Publicado por Diego Nobre
há 4 anos

Esta imagem no pode ser adicionada Ocorrendo a infração de trânsito e sendo lavrado o auto de infração, a autoridade de trânsito competente deverá proceder com a notificação de autuação, a fim de cientificar o proprietário do veículo e para que, caso não tenha sido ele mesmo o condutor infrator, ele possa indicar o verdadeiro condutor.

Depois do prazo legal para a indicação do condutor, não havendo atitude do proprietário nesse sentido, ele será considerado responsável pela infração e os pontos anotados no seu prontuário.

A defesa prévia de multa de trânsito é apresentada perante a autoridade de trânsito competente, dentro do prazo informado na própria notificação, no qual nunca será inferior a quinze dias, contados da data que recebeu a notificação de autuação de trânsito. É a primeira oportunidade que você tem para se defender.

Nesse momento de ampla defesa, o condutor ou o proprietário deverão trazer argumentos referentes à irregularidades ou inconsistência do auto de infração, indicando erros materiais ou formais que maculam a validade da autuação. ERROS referentes à identificação do condutor ou do veículo, tipificação da infração (erro no código de enquadramento) são exemplos de FALHAS que podem dar causa ao ARQUIVAMENTO do auto de infração.

A Administração Pública não pode descuidar do PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA no exercício de suas funções, pois o poder público tem o dever de cuidar daquilo que é essencial e fundamental à coletividade, portanto, deve ser BOM, EFICAZ, TRANSPARENTE, IMPARCIAL e sempre em busca da qualidade, primando pela adoção de critérios legais e morais.

Atenção, esse post tem caráter meramente informativo e não substitui uma consulta jurídica com um (a) Advogado (a).

Diego Nobre

Advogado - OAB/CE 41.352

Advocacia de excelência em Fortaleza!

__

Instagram: @diegonobreadvocacia

Facebook: /diegonobreadvocacia

  • Sobre o autorAdvogado de Trânsito
  • Publicações25
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações213
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defesa-previa-de-multa-de-transito/781143958

Informações relacionadas

Vs Petições, Professor
Modeloshá 4 anos

Modelo: Defesa da Atuação contra multa de trânsito

Franklin W Lima Dias, Estudante de Direito
Modeloshá 4 anos

Modelo - Defesa Prévia Multa de Trânsito

Guilherme Portela, Advogado
Notíciashá 7 anos

[Modelo] Defesa Prévia Detran

Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória de Ato Administrativo, (Multa de Trânsito que Entende-Se Ser Ilegal) - Procedimento do Juizado Especial Cível

Danielle Feitosa, Juiz de Direito
Modeloshá 2 anos

Defesa Prévia

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bem vindo à Comunidade do Jus, @diegonobreadv! Adorei o texto! Espero te ver mais vezes aqui na Comunidade. :)
Abraço! continuar lendo